sexta-feira, 26 de abril de 2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Teste Integrado: Como será aplicado

-Hoje será aplicado o Teste Integrado
-Serão 65 questões, sendo 5 de cada uma das 13 disciplinas
-A escola não informou o horário da prova
-Ficaremos com o professor que segue a nossa Grade de Horarios
-Provavelmente, os alunos serão organizados por ordem de chamada
-Todas as questões sao Objetivas
-Há um gabarito para se preencher ao final do Teste
BOA PROVA!!"

Dicas para o Teste Integrado

*Estude
*Mantenha a calma
*Respire fundo
*Leia repetidas vezes uma questão que voce tenha dificuldade
*Caso não consiga realizar uma questão, prossiga a prova e volte nela depois com mais calma
*Evite olhar para os lados e fazer movimentos que possam te prejudicar
*Não fique batendo o lápis na mesa. Isso te deixará ainda mais nervoso, alem de atrapalhar seus colegas
*Revise o teste antes de autenticar as respostas
*preste muita atenção ao preencher o Gabarito
BOA PROVA!!"

domingo, 21 de abril de 2013

A Natureza Humana segundo Aristóteles (Q1)

Na visão de Aristóteles, o cidadão não existe isoladamente e é sempre parte de um todo do qual pertence inteiramente. Somente como integrante da pólis há como se conceber o cidadão. O homem está destinado à pólis e a ela é imanente.
http://josemarcio.com/a-concepcao-do-homem-como-animal-social-em-aristoteles/

Pesquisa de Filosofia (23/04)

Questões prospostas sobre a ntureza humana e suas dimensões segundo a Filosofia
1) Qual a natureza humana segundo a concepção Aristotélica? Voce concorda com esta concepção? Por quê?
2) Qual a concepção de homem segundo a Filosofia medieval cristã? Explique
3) Como voce se define como um ser humano? Fundamente sua resposta apoiando-se sob uma das concepções acima (aristotélica ou cristã)

sábado, 20 de abril de 2013

Trabalho de Matemática

Como pesquisa para constar no Portfolio, a profª Vanusa passou um (Humilde) Trabalho. O roteiro pede uma cópia dos textos das pgnas 10 e 11, 22, 26 e 36. Com uma conclusão ESSENCIAL de cada tópico (ou texto). A data de Entrega é essa Terça dia 23/04.

Semanas de Provas'

Boa idéia!!"

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Teste Integrado

Para o Teste Integrado (aplicado na proxima segunda, 22) eu proponho que vocês releeiam os resumos de todas as matérias e realizem os Exercicios de Fixação no final do Material Didático.
Como muitos ja sabem, esse simulado exercerá 5 questões de cada matéria.
Estudem!!"

ATENÇÃO

Nessa sexta feira (19/04), NÃO HAVERÁ AULA. Aproveitem essa folga para estudar para o Teste Integrado que será aplicado na Segunda (22/04).

Horário Importantes

23/04 - Correção das Avaliações de Química - Reescrita valendo ponto - NÃO FALTAR

24/04 - Visto no Portfólio de Química - Alunos que não entregaram o trabalho, corram atrás do prejuízo, façam pois será cobrado

25/04 - Apresentação de ed. Fisica - para as apresentações que faltaram
          - Apresentação de Filosofia - CANCELADA

26/04 - Apresentação de Física

Como estudar Melhor'

Muitas pessoas vêem o estudo como algo complicado, difícil, e até chato, e isso faz com que passamos a ter dificuldades na hora de estudar, como por exemplo, a falta de concentração, mas muitos fatores podem ajudar na hora do estudo, como o horário, o ambiente, e até mesmo uma boa alimentação antes do estudo pode ajudar para que ele se torne mais agradável.
Abaixo temos algumas sugestões:
* Primeiramente defina um horário do seu dia para se dedicar aos estudos, não existe um horário melhor ou pior, isso vai variar de pessoa para pessoa, e quem vai descobrir qual o melhor horário é você mesmo. O ideal é fazer isso todos os dias, não deixar tudo para estudar um dia antes da prova, pois assim não irá aprender nada. O tempo ideal para cada dia também dependerá de você, tudo vai depender da sua dedicação, uma dica é em uma hora de estudo, fazer um intervalo de dez minutos.
* No ambiente de estudo é essencial que seja um local calmo, claro e bem ventilado, e de preferência que seja do seu agrado. Não deve haver nenhum elemento que possa desviar a sua atenção, como rádio, televisão, telefone, computador. Jamais estude deitado, na hora de estudar é importante que esteja sentado, e com a postura correta, para não perder a concentração.
* Os materiais que serão utilizados devem estar organizados próximos de você. Faça também um planejamento de tudo que tem que estudar para não esquecer de nada.
* É importante que na hora de estudar você esteja bem alimentado, a fome prejudica os estudos, o raciocínio, e o entendimento do conteúdo, mas não fique comendo ao mesmo tempo em que estiver estudando, faça as refeições antes e depois dos estudos. Quando fizer refeições muito pesadas, dê um tempo de uma hora para a comida fazer a digestão.
* Tente se concentrar o máximo possível, procure se interessar mais pelo o que você estuda. Mas a concentração tem um limite, e quando o limite dela é ultrapassado, a pessoa perde totalmente a concentração nos estudos, e neste caso é melhor parar, relaxar, para depois retomar, se for o caso.
* Deixe o seu sono em dia, durma no mínimo 8 horas por dia.
* Pratique atividades físicas, e mantenha a boa alimentação, pois um corpo saudável reflete em uma mente saudável.

10 maneiras de ficar Inteligente

10. Coma peixe

Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Mas antes que você morda a isca saiba que estes estudos se basearam no que as pessoas lembravam sobra as suas dietas, uma tarefa que cheia a peixe. Testes com Omega-3 em ratos não mostraram melhora nas habilidades cognitivas.

9. Beba chá

A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. Não é bom beber café e energéticos. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá. Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.

8. Sem pânico

Enquanto um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos de estresse intenso nos transformam em neandertais. Tente controlar a sua respiração.

7. Mais devagar

Não existe o fenômeno anunciado por aí chamado de “leitura dinâmica”. Ao menos se o seu conceito de “leitura” significa compreender o texto. Estudos mostram que os leitores rápidos vão muito pior quando questionados sobre o texto. A resposta motora da retina, e o tempo que a imagem leva para ir da mácula para o tálamo e em seguida ao córtex visual para processamento, limita os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima. O estudante universitário comum alcança,cerca da metade disto.

6. Mantenha-se afiado

Pesquisadores italianos descobriram que pessoas que tem mais de 65 anos que andam cerca de 9 km por semana em passo moderado tem 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Os pesquisadores pensam que exercícios possam melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.

5. Pratique

Pratique os tipos de questões que aparecem nos testes de inteligência. Ao se preparar para problemas verbais, numéricos e espaciais, típicos dos exames psicrométricos, você pode melhorar o seu escore.

4. Zzzzzz

Tirar uma soneca rápida no escritório pode deixar seu chefe irritado?Informe-o que você, na verdade, merece uma promoção de acordo com os últimos resultados dos estudos sobre o sono. Um breve cochilo pode melhorar a sua memória, mesmo que dure apenas seis minutos.

3. Jogue videogame

Todo mundo que implorou por um videogame agora vai conhecer o melhor argumento para conseguir um: “Você não quer que eu tenha uma coordenação visual e motora inferior, quer?” Agora você pode falar que alguns jogos o tornam mais inteligente assim como o Brain Age, da Nintendo. Depois de esforços cuidadosos os jogadores “sentem seus cérebros rejuvenescerem”.

2. Exercícios

Estudos mostram que estudantes que praticam exercícios aeróbicos regulares ajudam a construir matéria cinza e branca no cérebros de adultos mais velhos. Em crianças o ponto alto foi o de levar a melhores performances em exames cognitivos.

1. Descubra

Aprender novas coisas pode reforçar o cérebro, especialmente se você acredita que pode aprender novas coisas. É um círculo vicioso: Quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais, criando mais conexões entre os neurônios.

Fonte: http://www.nytimes.com/2008/05/10/business/10offline.html
Leia Mais no SitedeCuriosidades.com: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/10-maneiras-de-ficar-mais-inteligente.html

Eu Amo Matemática!!"

Seria ÓTIMO se fosse assim...

Ruim de Matemática? Você pode ter Descalculia'

A discalculia é considerada o equivalente da dislexia quando se trata de pessoas que têm dificuldade fora do comum em aprender matemática. Enquanto os disléxicos tem problemas com a leitura e a escrita, aqueles que sofrem de discalculia não conseguem resolver problemas simples de aritmética e até mesmo entender o conceito de numeral. Este distúrbio afeta entre 5 e 7% da população.
Tanto as crianças e os adultos que apresentam o problema têm dificuldade em entender o valor relativo aos números e suas diferentes grandezas, e acabam tendo notas muito baixas em provas. “Geralmente, eles não trocam a ordem dos números quando leem, como os disléxicos, mas qualquer coisa que se relacione a numerais causa ansiedade e até pânico”, disse o autor do estudo e professor de neurociência, Brian Butterworth, da University College London.
Por exemplo, se fosse mostrada duas cartas de baralho numeradas, uma com um 5 e outra com um 8, para uma pessoa com discalculia e ela fosse indagada qual número é maior, elas teriam que contar quantos símbolos aparecem em cada carta antes de responder. Se fosse pedido que elas contassem, regressivamente, de 10 a 1, a pessoa contaria de 1 a 10, depois de 1 a 9, depois de 1 a 8, e assim por diante (e provavelmente teriam que usar os dedos, independente da idade).
Lidar com dinheiro, então, é um grande desafio. As pessoas com discalculia também não conseguem estimar o tamanho de um quarto, ou entender o conceito de horas para estimar quanto tempo uma viagem duraria. De acordo com os pesquisadores, o distúrbio aparenta ser genético e algumas mudanças no cérebro podem ser responsáveis pela causa. “Contudo, é importante que essas pessoas saibam que esta dificuldade não significa que elas são burras”, disse Butterworth. Mas, se não for diagnosticada de maneira correta, pode trazer muitos traumas.
Butterworth diz que seu trabalho serviu para chamar atenção ao problema e desenvolver métodos especiais de ensino para fortalecer o processamento de números pela pessoa, usando materiais concretos como contas ou blocos, ou ainda softwares de computador. “O importante é não avançar para conceitos mais complexos enquanto o básico não estiver bem fixado”

FIQUE ATENTO!!"

Calma!!"

Inequação Produto e Inequação Quociente

Inequação Produto

Resolver uma inequação produto consiste em encontrar os valores de x que satisfazem a condição estabelecida pela inequação. Para isso utilizamos o estudo do sinal de uma função. Observe a resolução da seguinte equação produto: (2x + 6)*( – 3x + 12) > 0.

Vamos estabelecer as seguintes funções: y1 = 2x + 6 e y2 = – 3x + 12.

Determinando a raiz da função (y = 0) e a posição da reta (a > 0 crescente e a < 0 decrescente).

y1 = 2x + 6
2x + 6 = 0
2x = – 6
x = –3

y2 = – 3x + 12
–3x + 12 = 0
–3x = –12
x = 4

Verificando o sinal da inequação produto (2x + 6)*(– 3x + 12) > 0. Observe que a inequação produto exige a seguinte condição: os possíveis valores devem ser maiores que zero, isto é, positivo.

Através do esquema que demonstra os sinais da inequação produto y1*y2, podemos chegar à seguinte conclusão quanto aos valores de x:
x Є R / –3 < x < 4

Inequação quociente

Na resolução da inequação quociente utilizamos os mesmos recursos da inequação produto, o que difere é que, ao calcularmos a função do denominador, precisamos adotar valores maiores ou menores que zero e nunca igual a zero. Observe a resolução da seguinte inequação quociente:
 


Resolver as funções y1 = x + 1 e y2 = 2x – 1, determinando a raiz da função (y = 0) e a posição da reta (a > 0 crescente e a < 0 decrescente).

y1 = x + 1
x + 1 = 0
x = –1




y2 = 2x – 1
2x – 1 = 0
2x = 1
x = 1/2



Com base no jogo de sinal concluímos que x assume os seguintes valores na inequação quociente:

x Є R / –1 ≤ x < 1/2

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Matemática

INTERVALOS NUMERICOS = o conjunto dos numeros reais possui tambem subconjuntos, que se denominam Intervalos  e são determinados por meio de desigualdades

FUNÇÕES
*Definição = em matemática, se x e y são duas variáveis tais que, para cada valor atribuído a x existe, em correspondência, um único valor para y, dizemos que y é uma função de x. O conjunto D de valores atribuídos a x é chamado Domínio da função. A variável x é chamada de variável independente. O valor de y, corresponde a determinado valor atribuído a x é chamado imagem de x pela função é representado por f(x). A variável y é chamada de variável dependente porque y assume valores de x. O conjunto Im formado pelos valores de x é chamdo de conjunto Imagem da função.

FUNÇÃO AFIM (função polominal do 1ºgrau) = refere-se a qualquer função f de R em R dada por uma lei na forma f(x)=ax+b, em que a e b são numeros reais dados e a#b.

ESTUDO DO SINAL = estudar o sinal de uma função qualquer y = f )x) é determinar os valores de x para os quais y é positivo, zero ou negativo.

IMPORTANTE

Mesmo com o Resumo de Biologia, leiam os textos do material didatico, pois a matéria esta bem complexa e de dificil compreensão.
Beijos
Bons Estudos!!"

Resumo de Biologia

* Estuda a vida, os seres vivos e as relações que eles estabelecem entre si e com o ambiente*
DEGELO = sofrido pelas calotas polares, em regiões de alta latitude
EFEITO ESTUFA = é resultante, entre outros fatores, do lançamento de gases poluentes na atmosfera, grande queima de óleo diesel e da derrubada de florestas, e é responsavel direto pelo aumento da temperatura terrestre
FOTOSSINTESE = é atraves desse processo que a energia radiante do Sol é capturada e transformada em materia organica, em especial, a glicose
CO2+H2O+ luz => O2+ materia orgânica + energia química
CLOROPLASTO = organela fotossintetica = contem tres membranas que definem outros tres compartimentos internos separados
CICLO DO NITROGÊNIO = é um elemento quimico que entra na constutuição de duas moléculas: proteínas e ácidos nucleicos. É encontrado em bactérias e em pequena porcentagem no ar. Seu ciclo baseia-se na fixação das bactérias.
CICLO DO FOSFORO = é um elemento químico que participa estruturalmente de moléculas fundamentais do metabolismo celular. Seu ciclo se baseia em bacterias fosfolizantes.

Provas de Amanhã

MATEMATICA
- Intervalos Numericos
- Funções
- Função Afim
- Inequações Produto
- Inequações Quociente

SOCIOLOGIA (sob consulta)
- pgs 9 à 34

BIOLOGIA
- Introdução de Biologia
- Fotossíntese
- Ciclos da Matéria (nitrogeneo, higrogenio e carbono)
- Degelo
- Efeito Estufa
* Unidade 2 - Ciclos da matéria - pg 39

terça-feira, 16 de abril de 2013

Literatura Trovadoresca

Sociologia

Sociologia = ciência que estuda a sociedade
*Surgiu em um contexto específico, marcados por profundas transformações políticas, sociais, religiosas, culturais e econômicas*

=>Leiam os textos do Material Didatico das páginas 9 até 34

Resumo de Língua Portuguesa

*Gênero* = diferentes formas da arte para denominar um conjunto de obras que apresentam caracteristicas semelhantes de forma e de conteudo
-dramatico- texto sem narrados
-épico- texto com narrador
GENERO ÈPICO = resalta um "herói" de forma solene, grandiosa - 3ªpessoa
GÊNERO LÌRICO = narrador exprime seus proprios sentimentos - 1ªpessoa

=> DENOTAÇÃO = palavras ou enunciados que apresentam sentido literário, do dicionário
=> CONOTAÇÃO = apresentam sentido figurado, determinado pela situação

*TROVADORISMO = foi a primeira manifestação literaria da Lingua Portuguesa, escrita em galego português. Na lírica medieval, os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam as poesias cantadas (cantigas), com o acompanhamento de instrumentos musicais.
 - Cantigas de Amor - eu lírico masculino que se dirige a uma mulher, geralmente da nobreza e casada
 - Amigo - eu lirico feminino que mostra o outro lado de um relacionamento amoroso
 - Mal dizer - referem-se às personagens com agressividade e duras palavras
 - Escarnio - criticas, utilizando o sarcasmo e a ironia, de modo indireto

*HUMANISMO = produção escrita historica e literaria do movimento intelectual, onde o homem teve contato com a escrita e o saber. Tres atividades compôs esse periodo: a produção historiografica de Fernão Lopes, a produção poética dos nobres (Poesia Palaciana) e a atividade teatral de Gil Vicente.

Matéria de Língua Portuguesa

-Gêneros Literários
-Denotação
-Conotação
-Trovadorismo
-Cantigas
-Humanismo

*Leiam os textos dos dias: 30/01 - 20/02 - 22/02 - 06/03

Boa sorte para todos.. Beijos'

Boa Sorte'

Roma

Essa parte da História, Roma, foi dividida em 3 etapas: Monarquia, Republica e Império.
A Monarquia foi instituida depois que aldeias se uniram, formando uma cidade-estado, dominada por etruscos. Nessa cidade-estado existiam 3 tipos de classe social: o Rei, os Patricios e os Pebleus. Os patricios se juntaram e derrubaram o Rei, intituindo assim a Republica. Nela, o poder estava das mãos dos magistrados (patricios) e do Senado. Os Pebleus lutaram durante 200 anos pelos seus direitos, conseguiram, mas abusaram disso. Quem era pobre, estava condenado à miséria. Houve tentativas de reforma pelos irmãos Tiberio e caio Graco, mas acabaram mortos. E a republica entrou em crise. passando então a ser governada por 3 generais que exerciam o primeiro Triunvirato, onde o senado não tinha influência. mas quando Crasso morreu, César e seus aliados fundaram o segundo triunvirato, fundando o Imperio. A primeira atitude do imperador Caio Augusto, foi reformar toda a situação de Roma. Depois, foi criado um poderoso exército que, mais tarde, foi substituido por federados germanicos. No século III, o Imperio Romano entrou em crise por causa da diminuição da mão de obra escrava, da queda de impostos, da inflação, desorganização e diminuição do comercio (base da economia romana). Houveram varias tentaivas de salvar o Imperio que sofria constantes ataques e não suportou.

Matéria de Sociologia

-A Sociologia no Brasil
-Revolução Industrial
-Karl Marx

Matéria de Biologia

Introdução de Biologia
Fotossíntese
Consumo de Energia
Ciclos da Materia
*Aquecimento Global
*Efeito Estufa
*Degelo
Comece bem a semana! Visite e CURTA > Paradise ∞
Paradise ∞

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prova de História

Para a matéria de Roma, leiam o texto "Roma: cidade e Império". Pois a professora não passou uma explicação dessa parte. Fico devendo o Resumo. Mas amanha, com os textos mais claros para todos, eu faço uma explicação com vocês.
Beijos
Bons estudos!!"

Grécia Antiga

Localidade = arredores do Mar Mediterrâneo
Formação = vários povos aglomerados desenvolveram a cultura grega
Início = Ilha de Creta
=> Civilização Minoica = 2600 a.C
Economia = agricultura da vinha e da oliveira, e do comercio maritimo
*Não tinham muros
*Viviam do comércio
*Possuíam boa frota marítima
*Contruíam palácios luxuosos
Religião = Politeísta
=> Civilização Micênica = migrações à Grecia: jônicos, aqueus e dórios
*Aqueus = formaram a civilização micenica e originaram a população guerreira de Esparta
=> Civilização Grega
Localidade = Peninsula Balcânica
Caracteristicas Geográficas:
* relevo acidentado
* solo pouco fértil
* grupos isolados
* comercio maritimo favorecido
PERÌODOS
- Pré-Homérico = formação da população
- Homerico = caracterizados por poemas de Homérico
- Arcaico = formação de pólis
- Clássico = auge das pólis
- Helenístico = decadência da pólis / conquista da Macedônia
*DIASPORA GREGA = fuga dos Gregos com a invasão dos Dórios
*GENOS = comunidades agricolas, chefiado por um PATER, com igualdade social
PÒLIS
*cada um abrigava a cidade em si e seus arredores
*ponto de encontro da população
*centro político, econômico e religioso
    =>Acrópole - parte mais alta e murada
    =>Zona Urbana - parte baixa com praça publica
    =>Zona Rural - áreas de cultivo

ATENAS = sociedade democrática de origem jônica
Localidade = arredores do mar Egeu
*Atenas tinha uma enorme organização social e política*
Economia = comercio mercantil e maritimo

ESPARTA = sociedade conservadora, patriarcal, aristocrática e guerreira
Localidade = Peloponeso
Politica = Oligarquica
Governo = Diarquia
Educação = com finalidade de formar guerreiros

GUERRAS
Médicas = Gregos x Persas
Peloponeso = Atenas x Esparta

Resumo de Educação Fisica

TÉCNICA - a técnica pode ser compreendida como um modo de se movimentar singularmente, criar e solucionar problemas
TÁTICA - é determinada pelas capacidade cognitivas, técnicas e psicofísicas
 * Individual - interpretação e coordenação neuromusculas de um jogador
 * Grupal - ação coordenada de 2 ou 3 jogadores
 * Coletiva - sucessão simultânea de ações da equipe
VÔLEI
2x2 - Vôlei de Praia - 2 jogadores, sem substituição e sem tecnico
4x4 - 4 jogadores por equipe, um única substituição por equipe
6x6 - 6 jogadores, várias substiçoes permitidas, rodizio entre o time, fundamentos basicos essenciais (toque, saque, manchete), tecnica e taticas fundamentais
Biribol - mesmas regras do voleibol 6x6, esporte genuinamente brasileiro, praticado na água, exige muito preparo e esforço físico.

Good Luck in the Test of English'

Realizem a prova com calma e revise-a antes de passar à caneta.

Today: Test of English and Art

Boa Sorte

domingo, 14 de abril de 2013

IMPORTANTE: Arte

Mesmo com o Resumo de Arte, é importante que leiam as paginas 10, 11, 12, 13 e 15.
Bons Estudos!!"

Resumo de Arte

No Brasil, com a chegada da família real portuguesa, a arte sofreu modificações profundas
BARROCO - caracteristicas proprias e brasileiras, desenvolvido pela Igreja
NEOCLASSISISMO - estilo europeu, respaldado pela corte, com a finalidade de colocar o Brasil em compasso com a Europa
GRANDJEAN DE MONTIGNY - arquiteto europeu responsavel pela construção da Academia de Belas Artes, alem de predios publicos. Suas criações remetiam ao passado, com as linhas e cores puras do estilo classico
ART NOUVEAU - caracterizado pelas linhas curvas, desenhos arredondados e designers relacionados à natureza.

CORREÇÃO: Inglês

A materia da prova é de SIMPLE PRESENT, ao invés de Simple Past como foi nos passado. POis no caderno, não há materia de Gramatica do Passado.
Porem, no Resumo o enunciado é de Simple Past, mas a explicação esta correta.

English

VERB TO BE
Pronouns        V.to Be        neg.          int.
I                        am         am not        Am not...?
you                    are         aren't         Are not....?
he,she,it              is           isn't            Is not...?
we                     are         aren't          Are not...?
you                    are         aren't          Are not...?
they                   are         aren't          Are not...?
*O verbo to be é usado para identificar pessoas e ebjetos, e tambem para expressar idade*

SIMPLE PAST
I work
You work
He, she, it work=> A 3ªpessoa do sing. provem de mudança do verbo
We work                              speaks  watches  goes  does  studies
You work
They work

PRESENT CONTINUOUS
Suj. Pron + v.to be present + v.principal+ing + complemento
EX: Julia is reading the newpaper now

ADVERBS OF FREQUENCY
100%   always         -sempre
            usually         -normalmente
 50%   sometimes    -ás vezes
           seldom         -quase nunca
   0%   never            -nunca

WH QUESTIONS
*WHAT  o que    *WICH  qual   *WHERE  onde    *WHEN  qual     *WHY  por quê?
*HOW  como      *HOW MUCH  quanto      *HOW OFTEN  quando

Amanhã: Prova de Inglês e Arte

 

sábado, 13 de abril de 2013

Bons Estudos!!"

Segunda: Prova de Arte e Inglês

Na próxima Segunda dia 15/04, teremos prova de Arte e de Inglês
Segue aqui, a matéria de ambas.

*ARTE:
-Arte no século XIX - pq 9 ate 17
  => Contexto histórico séc. XIX
  => Grandjean de Montigny
  => Arquitetura para a era industrial
  => O Art Nouveau

*INGLÊS
- Verb to be
- Simple Past
- Present Continuous
- Adverbs of frequency
- Vocabulario dos textos trabalhados
- Jokes

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mañana: examen de la Español

*PRESENTARSE = mi nombre is...
DESPEDIRSE = Adiós
*PRESENTAR UN AIGO A OTRO = este es mi amigo...
SSALUDAR = Hola, ?que tal?
*PREGUNTAR Y RESPONDER EL NOMBRE = ?Cómo se llama? Yo me llamo...
PREGUNTAR Y RESPONDER LA EDAD = ?Cúantos años? Yo tengo ... años de edad
*PREGUNTAR Y RESPONDER LA NACIONALIDAD = ?Cúal es su nacionalidad? Soy brasileño
PREGUNTAR Y RESPONDER SOBRE EL LUGAR DONDE VIVES = ?Dónde usted vive? Yo vivo en Brasil
*PREGUNTAR Y RESPONDER SOBRE LA PROFESIÓN = ?Cúal es su profesión? Mi profesión es...

DÍAS DE LA SEMANA
Domigo
Lunes
Martes Miércoles
Jueves
Viernes
Sábado

MESES DE AÑO
Enero
Febrero
Marzo
Abril
Mayo
Junio
Julio
Agosto
Septiembre
Octubre
Noviembre
Deciembre

0 zero    1 uno    2 dos    3 tres     4 cuatro    5 cinco    6 seis     7 siete     8 ocho    9 nueve     10 diez        11once     12 doce     13 trece     14 catorce     15 quince      16 diecieseis      17 dieciesete                     18 dieciocho      19 diecinueve       20 veinte      30 treinta       40 cuarenta       50 cincuenta
60 sesenta       70 setenta        80 ochenta       90 noventa      100 cien

? CÓMO ESTÁS?
*Estoy bien         *Muy mal       *Mal        *Muy bien       *Estupendamente     *Fatal      *Voy tirando

TIEMPO
*Hoy      *Mañana     *Dispus mañana     *Cujer    *Anteayer     *El proximo mes    *La proxima semana

YO soy - estoy - voy
TU eres - estás - vas
EL/ELLA es - está - va
NOSOTROS somos - estamos - vamos
VOSOTROS sois - estáis - váis
ELLOS/ELLAS son - están - van

Mas afinal, o que é Estudo??'

Estudo é o tempo que uma pessoa gasta na obtenção do conhecimento. É relativo à análise e avaliação de informações. É o processo de aquisição de saber.
Seja arrancando os cabelos ou não, o tempo reservado para os estudos é aquele em que exige muito da sua concentração para que o Conhecimento possa fixar-se na sua mente e não ser bloqueado por um "branco" na hora da prova.

13 Dicas para se Concentrar na Hora dos Estudos

Não se contente em ler: escreva!
Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi, é importante estudar escrevendo, e não só lendo. "Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente", explica ele.
Escreva à mão em vez de digitar
Pesquisas já mostraram que os alunos que fazem isso aprendem mais do que quem só digita. "Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, mas isso não existe quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita", diz o professor.
Como saber o que vale colocar no papel
Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria. Mas nada de ficar copiando todo o conteúdo dos livros. Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. É disso que você precisa quando for estudar.

Revise a matéria que aprendeu em aula no mesmo diaAlém de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.

Estude sozinhoVamos combinar que, por mais legal que seja se reunir com os amigos para estudar, você acaba falando mais de outras coisas e as dúvidas permanecem. O professor Pierluigi é um grande defensor da ideia de que só se aprende mesmo no estudo solitário. "Estudar em grupo é útil se você for a pessoa que explica a matéria para os outros. Quem ouve não aproveita", diz ele. A melhor dica para um bom estudo, aliás, e explicar a matéria para si mesmo.

Use as aulas para entender as matérias e tirar dúvidasUm erro comum, segundo o professor Pierluigi, é fazer dois cursinhos para ter um maior numero de aulas - o que realmente vai fazer diferença no vestibular é o momento em que você estuda sozinho, não o número de aulas que pegou. Mas isso não significa que vale cabular ou dormir nas aulas: elas são importantes para entender a matéria e tirar dúvidas.

Desligue todos os aparelhos eletrônicos. Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação no Facebook. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração. Reserve um tempinho do seu dia só para as redes sociais e faça isso virar rotina para que se acostume a checá-la apenas nesse tempo específico.

Estude em um local organizado e tranquiloO resto da sua casa até pode ser uma bagunça, mas o local onde você costuma estudar precisa estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a sua concentração e há o risco de perder tempo procurando coisas que sumiram na bagunça.

Música? Só em línguas que você não entendaNão é proibido estudar ouvindo música - há quem precise dela para se concentrar. Mas evite ouvir músicas em idiomas que você entenda - isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria.
Use marca-textoUsar canetas coloridas e marca-texto para enfatizar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que for importante, especialmente se você tem problemas mais sérios de déficit de atenção. Post-its também podem ser úteis.

Respeite seu tempoSe você é mais produtivo de manhã, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Quando sentir que a concentração não está rolando de jeito nenhum, faça uma pequena parada e depois volte. Manter intervalos regulares é fundamental - e a frequência vai depender do seu ritmo.

Tenha uma programação organizada, mas seja flexívelUse uma agenda ou quadro branco para organizar suas tarefas e respeite-a! Mas faça programações realistas para que você não se desanime. Definir que você vai estudar durante oito horas por dia se você tem várias outras atividades, por exemplo, não é algo razoável. E esteja aberto para mudanças, caso seja necessário.
Crie um pequeno ritual antes de estudar
Sempre que for mergulhar nos estudos, crie e respeite um ritualzinho antes. Pode ser um alongamento, pegar um copo de suco para deixar na sua mesa, ou que mais achar melhor. Com o tempo, seu cérebro vai entender que é hora dos estudos e ficará mais fácil se concentrar.

Hoje não tem prova!!"

Resumo de Física - Parte 2

MUV - MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
*Função Horaria dos Espaços:
^S = V°.t + at2 / 2   (onde a é a aceleração e t é o tempo)
*Equação Torricelli
V2 = V°2 + 2a^S
*Função horária da Velocidade
V = V° + a.t
QUEDA LIVRE
*aceleração da gravidade => g = 9,8 m/s2
*tempo de queda =>  ^S = V°t + at2 / 2

Resumo Básico de História

=> ROMA
POLÍTICA = monarquia e republica
SOCIEDADE = gauleses e etruscos
ECONOMIA = as guerras de conquista de terras e escravos, e os impostos enriqueciam o governo
CARACTERÍSTICAS = o Imperio Romano ficou caracterizado pelas guerras de conquista, as estradas romanas, as tradições, o cosmopolismo, mas tambem pelas crises que atingiram o Imperio.
**Foi um Imperio caótico que acabou em crise, mas com uma cultura que influência ate os tempos de hoje**

=> GRECIA ANTIGA
LOCALIDADE = sul da península Balcânia, ilhas do Egeu, litoral da Ásia Menos (Turquia) e sul da península Itálica
SOCIEDADE = minoica, micênica, ateniense e espartana
RELIGIÃO = pan-helênica
POLITICA = governo independente
CARACTERISTICAS = caracterizado pela literatura, pelo teatro e pela arquitetura. E tambem pela estrategia de guerra e o forte exercito espartano.
**O que chamamos de Grecia Antiga não foi nada alem de um conjunto de pólis, isto é, cidades independentes e, muitas vezes, rivais uma das outras**

Bom Dia! Espanta a preguiça e vamos estudar!!"

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prova de Física

Materia
- Conceitos de Cinemática
- Velocidade Média
- Movimento uniforme
- MUV
Bons estudos!!"

Sexta 12/04

Nessa sexta-feira as provas serão de Física e Espanhol, nessa ordem.

Amanha: nao tem prova!!"

Errata de Química (importante)

MISTURAS EUTETICAS são aquelas que NÃO variam a temperatura de fusão. E as AZEOTROPICAS, NÃO variam a temperatura de ebulição.

Hoje: prova de Quimica e Filosofia

Recado de Boa sorte

Resumo Física - parte 1

GRANDEZA = tudo que pode ser medido
CINEMATICA = estudo dos movimentos através de expressoes matematicas
REPOUSO E MOVIMENTO = conceitos relativos que dependem de um referencial
TRAJETORIA = caminho que o movel descreve cuja forma depende de um referencial
^S= S - S°
^t = t - t°
Vm = ^s / ^t
MRU = ^s / ^t
*Função  horaria dos espaços: S - S° / t-t° ou S = S°+Vt

Hoje: Prova de Quimica e Filosofia

terça-feira, 9 de abril de 2013

Lembrete

Resolvam os exercícios das pgs 226 a 232, para fazermos uma correção e socialização na sala.
**NAO SE ESQUEÇAM da tabela de Processos de Separação de Mistura, ela será de grande utilidade na prova**

Resumo de Filosofia

MITO = narrativa que explicava a orige das coisas e do mundo, segundo a vontade dos deuses. É uma historia sagrada, narrada pelo poetas de grande autoridade.
** 3 formas de intermedio dos deuses:
 - pela relação sexual entre eles
 - por vingança entre eles e com o mundo
 - recompensa ou castigo
COSMOLOGIA = marca o período de separação entre o mito que explicava o surgimento das coisas apenas pela palavra e a filosofia, que procurava compreender a origem das coisas por meio do questionamento, da análise e da pesquisa pelas vias da Razão
FILOSOFIA SOCRÁTICA = marca o periodo de separação e adaptação da cosmologia para dentro da cidade, do que diz respeito a tudo que envolvia os aspectos humanos, social, cultura, ou seja, da formação e das ações humanas.
NATUREZA = a idéia de natureza inaugura a concepção do homem como um ser racional, capaz de transformar a sua realidade humana e social. Sendo a natureza algo que esta ligado à essência de todas as coisas e de todos os seres. Ela determina o homem como um ser político, preparado para a vida em sociedade.

Espante a preguiça e vamos estudar!!"

Prova de Amanha

As provas de amanha serão de Química e Filosofia.
Segue aqui, as materias de ambas.
QUÍMICA:
- Temperatura de fusão e ebulição - pg 30 a 37
- Solubilidde - pg 40 a 43
- Exercícios de densidade e solubilidade - pg 47 a 49
**Conteúdo:
-Propriedades
-Temperatura de fusão e ebulição
-Mistura homogênea e heterogênea
-Processo de separação de misturas
EXERCICIOS: pg 226 a 232

FILOSOFIA:
- Texto em foco - pg 10
- Conhecimento em Xeque - pg 11
- Mito e Filosofia na Grécia Antiga - caderno 21/03
- Cosmologia, Filosofia socrática e natureza - 04/04
**Conteudo:
- Conceito de Filosofia
- Mito
- Cosmologia
- Filosofia socrática
- Natureza

Atenção

Revisem as paginas 35 e 36 do material didático de Química. Nelas, encontram-se graficos importantes que merecem uma analise individual. Existe a possibilidade desse tema cair na prova, por isso a importância de uma estudada mais detalhada.
Bons estudos!!"

Resumo de Química - Parte 2

DENSIDADE = propriedade física fundamental para a identificação de materiais, que podem ser encontrados na natureza em diferentes estados de agregação
TEMPERATURA DE FUSÃO = temperatura em que as substâncias se tornam líquidas
TEMPERATURA DE EBULIÇÃO = temperatura em que as substâncias se tornam gasosas
SOLUBILIDADE = propriedade específicada matéria que indica qual é a massa de determinado soluto que se dissolve em determinada quantidade de um solvente específico a determinada temperatura
*Todas as propriedades (ponto de fusão, ebulição, densidade e solubilidade) permitem a caracterização de uma substância*
MISTURAS HOMOGÊNEAS = misturas invisíveis
MISTURAS HETEROGENEAS = misturas visíveis, com duas ou mais fases

Hoje: Prova de Geografia

Revise as questões da prova depois de termina-la e antes de passar a caneta

Dicas de Estudo

*Gerencie seu tempo
*Organize seu ambiente, sem distrações
*Seja responsável
*Concentre-se
*Organize o resumo em tópicos
*Anote TUDO o que julgar importante
*TUDO é importante, ou seja, anote TUDO
*Mantenha a calma. Surtar provocará instintivamente o chamado "Deu Branco"
*Prepare-se
*Dorma bem antes da prova
*Revise as questões da prova depois de termina-la e antes de passar a caneta

Estudem!!"

Dica: Prova de História

Uma dica para a prova de História:
Dividam os temas (Grécia e Roma) em tópicos (economia, características, sociedade, oragnização política e religião).
Dessa forma, o estudo ficará mais fácil e mais claro.

LEMBRETE:
No dia 15/04, a profª Maria Luciana fará uma explicação da matéria logo após a prova de Inglês. Estudem no fim de semana e anotem as suas duvidas para serem tiradas com a professora.

BONS ESTUDOS!!"

Resumo de Química - Parte 1

IDENTIFICAR FENÔMENO QUIMICO OU FISICO
*EVIDÊNCIAS MACROSCÓPIAS
- mudou de cor?
- produziu calor?
- mudou a textura?
- produziu gás?
- mudou cheiro ou sabor?
*PROPRIEDADES
- temperatura de fusão
- temperatura de ebulição
- densidade
- solubilidade
MISTURAS
*Eutética = variação de temperatura na fusão
*Azeotrópica = variação de temperatura na ebulição

Provas de Amanhã 10/04

Amanhã as provas serão de Química e Filosofia
Estudem!!"

Prova de Hoje 09/04

Hoje é a prova de Geografia
Já estudaram??'
Nao. Então corre para o Resumo e estude.
Bom Sorte!!"

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Relevo Brasileiro

Características:
- baixas altitudes
- centro da placa sul-americana
- estabilidade geológica
- grande diversidade de formas de relevo
  * 11 depressões
  * 11 planaltos
  * 6 planícies

ATENÇÃO

Mesmo com o resumo, é bom que voce leia os textos do caderno e o resumo dos textos do material didático que fizemos no dia 21/03

Resumo de Geografia

FORMAÇÃO DA TERRA = planeta = resfriamento, de massa gasosa para massa magmática
núcleo = submerçõ dos minerios densos
relevo = imerção e solidificação de minerais mais leves
CORRENTES DE CONVECÇAO = quanto o manto esquenta, fica mais leve e sobe. Ao subir, resfria-se, torna-se pesado e desce. Fazendo com que placas se afastem ou se choquem.`
PLACAS TECTÔNICAS = são grandes blocos de rocha que flutuam sobre o magma pastoso do manto terrestre.
MOVIMENTO DAS PLACAS = os movimentos tectônicos alteram a distribuição da terra, mares, montahas e vales. E podem formar grandes bacias sedimentares ou elevadas cadeias de montanhas.
ROCHAS = conjunto de minerais solidificados
*magmáticas (ígneas) = formadas pela solidificação do magma
*sedimentares = união de sedimentos
*metamórficas = formadas pela transformação físico-química de uma rocha anterior
RECURSOS MINERAIS = os minerias são adquiridos através da mineração e são utilizados em construções, energia e saneamento basico
FORMAS DE RELEVO =
*cadeias montanhosas = grandes elevações, com declives acentuados e relevo acidentado
*planaltos = formações antigas, erosivas e desgastadas
*depressões = **absolutas = abaixo do nível do mar
                       **relativas = abaixo das áreas vizinhas
*planícies = areas baixas, relativamente planas
GEOMORFOLOGIA = ciência que estuda as formas da superfície terrestre
VULCANISMO = consiste no expelimento de matéria à superfície
ABALOS SÍSMICOS = movimentos típicos das áreas das bordas das placas tectônicas
AGENTES DE FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO RELEVO =
*endógenos = interno - EX: vulcanismo e abalos
*exógenos = externo - EX: homem, chuva, vento, rios, animais, plantas
SOLO = camada superficial da crosta terrestre, composta de sedimentos e materia orgânica

Prova de Amanhã

Amanhã tem prova de Geografia para as duas turmas (1ºA e 1ºB)
Estudem!!"